Relatório Anual
Integrado 2020

Mensagem da Administração

Em 2020 concluímos nossa reestruturação societária e a JSL deixou de exercer o papel de holding para se tornar uma companhia exclusivamente operacional com o maior e mais integrado portfólio de serviços logísticos do Brasil. Em meio às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mantivemos o foco em nossa estratégia de geração de valor sustentável aos acionistas, à sociedade e ao mercado em geral sem perder de vista a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores e da sociedade.


Identidade

Sobre a JSL

A JSL é líder nacional em serviços logísticos rodoviários – em especial transporte de cargas e gestão de cadeias logísticas –, prestando serviços para empresas dos principais setores econômicos. No Brasil, mantém mais de 200 filiais, em 19 estados, além de 19 centros de distribuição. Está presente ainda na Argentina, no Chile, no Uruguai e no Paraguai. Em 2020, após a reestruturação societária, a JSL ingressou em um novo ciclo de crescimento. O movimento conferiu à empresa melhor posicionamento estratégico ao passar a atuar com administração dedicada, orçamento independente, maior agilidade e foco exclusivo em seu campo de atuação.

Direcionadores

Negócio

Soluções e serviços de integração industrial e social.

Missão

Oferecer serviços e soluções logísticas, com gente comprometida, criando valor para clientes e acionistas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Visão

Manter-se como operador logístico líder de mercado, com a maior oferta de serviços e soluções inovadoras, reconhecida pela sua qualidade alinhados às necessidades dos clientes. Ser reconhecido pela profissionalização de sua gestão. Tornar-se referência na utilização e comercialização de ativos.

Valores


Cliente

Entender para atender, assegurando o contínuo relacionamento.


Gente

Faz a diferença em nosso negócio.


Trabalho

Nada se constrói sem ele.


Simplicidade

Objetividade nas ações, garantindo agilidade.


Lucro

Indispensável ao crescimento e perpetuação.

Produtos e Serviços

Transporte de cargas

• Rede com mais de 100.000 caminhoneiros terceiros e agregados.

• Tecnologia que integra os clientes da JSL aos caminhoneiros e aos clientes dos clientes.

Distribuição urbana

• Distribuição na última milha com abastecimento dos pontos de vendas e gestão de retorno.

• Operação de carga seca, refrigerada ou congelada com controle de temperatura on-line.

• Saídas e retornos de/para armazéns operados ou não pela JSL ou direto da indústria para o varejo.

Operações logísticas dedicadas

• Operações em circuito fechado como parte do processo produtivo do cliente.

• Alto nível de especialização e customização.

• Alto grau de integração tecnológica e monitoramento.

Serviços de armazenagem

• Gestão de 137.000 m² de armazéns dedicados e multicliente.

• Recebimento, armazenamento, sequenciamento e abastecimento de linha de produção.

• Fornecimento de embalagens e embaladores.

• Sistemas de vendas do cliente conectados à JSL para entrega em até 24 horas.

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Destaques 2020

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Criação de Valor

Estratégia e modelo de gestão

A JSL se mantém atenta às oportunidades de expansão e traça objetivos e metas para um horizonte de três anos.

As diretrizes em andamento são:

Ampliação da gama de serviços nos clientes ativos – Potencializar oportunidades de cross-selling, ampliando a prestação de serviços com soluções inovadoras sob medida.
Expansão e diversificação da carteira de clientes – Oferecer soluções inovadoras de serviços logísticos, tanto para novas empresas quanto para setores ainda pouco explorados.
Customização de serviços – Estar a serviço do cliente, com foco na maior produtividade e na otimização de processos.

Aumento do valor agregado dos serviços – Maximizar o retorno sobre o capital investido ao adicionar novos serviços com o mesmo nível de ativos, ou mesmo com pouca necessidade de investimento para reposição de ativos para expansão da operação, o que aumenta o valor agregado do contrato com potencial de gerar mais receita.

As diretrizes em andamento são:

Introdução de serviços no portfólio atual – Desenvolver novos projetos que integrem o portfólio existente, aumentando a integração logística.
Aceleração do crescimento por meio de aquisições estratégicas – Ampliar a participação em segmentos e regiões geográficas estratégicas, com novas possibilidades de cross-selling, adicionalmente ao crescimento orgânico.

Diversificação setorial – Ampliar a oportunidade de crescimento sustentável e mitigar possíveis riscos, mas sem gerar dependência de qualquer setor específico.
Sustentabilidade – Promover a incorporação da sustentabilidade na estratégia, nas tomadas de decisões e no propósito da empresa, priorizando a maximização de impactos socioambientais positivos.

Modelo de negócios

Capital como insumo

Capital financeiro

R$ 3.387 milhões de Receita Bruta
• Investimento Bruto de R$ 327,7 milhões, sendo
R$ 310,7 milhões em expansão e R$ 17,1 milhões em renovação

Capital natural

3.831.527,08 GJ de combustíveis utilizados
12,26 ML de água consumidos
• Programa de Gestão de Emissões
• Programa de reciclagem e destinação de resíduos

Capital manufaturado

1.446 veículos pesados
19 centros de distribuição no Brasil
• Mais de 200 filiais em 19 estados brasileiros

Capital humano

13.613 funcionários diretos (18,5 mil se somados os colaboradores da Fadel e da Transmoreno)
• Cerca de 2 mil motoristas agregados e mais de 10 mil motoristas terceiros
• Programa Ligado em Você

Capital social

• Clientes nos mais diversos setores econômicos
• Instituto Julio Simões
• Programa na Mão Certa

Geração de valor

Valor econômico

R$ 41,0 milhões de lucro líquido
R$ 15.430.000,00 de retorno aos acionistas
12,7% de valorização do custo unitário da ação (entre 2019 e 2020)

Valor ambiental

1,07 ML de água economizados por ano devido a ações de ecoeficiência

Valor social

+100 gerentes com média de 10 anos de empresa
43 mil horas de treinamento e capacitação de colaboradores
• Soluções integradas e flexíveis para cada cliente (+700 clientes com relacionamento de longo prazo)
• 10 maiores clientes fazem parte da carteira há mais de 25 anos.
R$ 5,1 milhões em doações para ações de combate à Covid-19
• Desenvolvimento da frota nacional e mais segurança nas estradas (frota com idade média de 3,57 anos)

Capital Manufaturado

Alinhada à sua estratégia de expansão, em novembro a JSL adquiriu 75% do capital social da Fadel, empresa que atua no setor de transporte de bebidas, alimentos, bens de consumo e comércio eletrônico. Outra aquisição, ocorrida em outubro, foi a integridade do capital da Transmoreno, companhia do segmento de transporte de veículos novos sobre carretas do tipo “cegonhas” e prestação de serviços de logística no setor automotivo.

Transporte rodoviário de cargas

Com uma frota de veículos moderna e diversificada, a JSL presta serviços para diversos segmentos, em todas as regiões do Brasil. Todos os processos operacionais envolvidos no serviço são minuciosamente monitorados para segurança dos clientes, da JSL e dos clientes dos clientes. No segmento, a JSL possui uma rede com mais de 100 mil caminhoneiros terceiros e agregados.

Logística interna

A JSL coloca à disposição dos clientes a gestão completa das atividades relacionadas a recebimento, armazenagem, controle de estoques e expedição dentro dos clientes. A experiência de anos nesse segmento traz assertividade na elaboração dos projetos, seleciona os equipamentos mais adequados, analisando os melhores investimentos e os custos operacionais envolvidos.

Serviços de armazém

A JSL possui nove armazéns e detém capacidade para estruturar uma operação do zero e completamente personalizada em menos de 60 dias. Outro diferencial é a manutenção de armazéns multiclientes, equipados com tecnologia própria de controle de mercadorias e equipe especializada, o que torna o modelo mais competitivo e atraente. Tanto no que se refere à Logística Interna como ao Serviço de armazenagem, há a expectativa de diversificação, estendendo ao mercado externo as operações que hoje estão restritas ao mercado interno.

Distribuição urbana

Por meio de uma ágil rede de distribuição urbana, a JSL atende vários segmentos, utilizando os próprios armazéns ou de terceiros localizados em todas as regiões do Brasil. A empresa utiliza ativos específicos de acordo com a necessidade dos clientes. Além disso, a escala das operações permite contar com mais de 40 filiais de transportes para cross-docking e compartilhamento de carga dos clientes, visando à redução de custos.

Logística de commodities

Com 100% dos serviços customizados no segmento de logística de commodities, a empresa atua em processos de abastecimento, carregamento e movimentação interna de matéria-prima. Para alcançar ganhos de produção e permitir que os clientes mantenham o foco no próprio negócio, a companhia conta com profissionais qualificados, que dimensionam os equipamentos ideais a cada operação, obtendo, assim, maior produtividade.

Fretamento

A JSL realiza o transporte dos colaboradores de empresas utilizando ônibus, micro-ônibus ou vans, de acordo com o cliente. Os itinerários são elaborados com base nos melhores roteiros, e o embarque e desembarque dos passageiros é controlado remotamente (on-line). A segurança, de pessoas e ativos, é foco de atenção da companhia, que investe em treinamentos e na reciclagem de motoristas e tem como política a manutenção para a conservação dos veículos, programando a frota para trocas de pneus e revisões corretivas e preventivas.

Capital humano

Público interno

Na JSL o capital humano está em primeiro lugar e é um grande diferencial. O time de jovens talentos e experientes gestores assegura a cultura organizacional da companhia, que tem como desafio crescer mantendo o respeito ao indivíduo e, mais importante, sem perder a simplicidade de ouvir e acolher as pessoas, compromissos que marcam a atuação da empresa há mais de 64 anos.

Número de colaboradores por gênero¹

1. Não contempla o quadro da Fadel e da Transmoreno.
2018 2019 2020
Homens 13.178 12.060 11.993
Mulheres 1.678 1.664 1.620
Total 14.856 13.724 13.613

Segurança ocupacional

A JSL busca o engajamento de todos no compromisso de “zero acidente”, investindo em treinamentos e tecnologias. A companhia procura ainda aperfeiçoar e monitorar todos os processos para garantir a integridade física dos colaboradores. Há também o monitoramento de riscos de saúde de motoristas nos curto e longo prazos por meio de exames periódicos anuais, avaliação com clínico geral e nutricionista.

Sistema de Gestão

A JSL mantém Sistema de Gestão composto por medidas que visam à melhoria contínua e do bem-estar físico, social e mental, de forma a garantir a segurança e a conformidade com a legislação sobre transporte.

● Procedimento para aplicação de bafômetro.
● Identificação de perigos e avaliação de riscos.
● Processo de comunicação e investigação de incidentes/acidentes.
● Legislação sobre transporte de produtos perigosos.
● Segurança para trabalhos em altura.
● Segurança para trabalhos em espaço confinado.
● Diretriz estabelecida e realização de auditorias comportamentais.
● Programa de prevenção do uso indevido de álcool.
● Direito de recusa.

Capital social e de relacionamento

Clientes

O slogan “Entender para atender” expressa o compromisso da JSL de avaliar criteriosamente as demandas para oferecer serviços de qualidade.

Assim, o que move a JSL é:

• Entender a real necessidade do cliente para oferecer soluções técnicas e comerciais alinhadas às demandas;
• Cumprir regras e acordos pré-estabelecidos em propostas durante a prestação de serviços, com qualidade, segurança e agilidade;
• Buscar praticidade e agilidade na devolutiva das demandas, garantindo o bom relacionamento;
• Buscar soluções de melhorias operacionais que resultem em ganhos técnicos e comerciais, dividindo esses entre as partes envolvidas;
• Manter a qualidade das informações relevantes durante o atendimento ao cliente;
• Atingir os KPIs e performance pré-estabelecidos, o que resultará na perpetuação da parceria.

Compromisso com clientes

Em 2020, visando ao bem-estar dos clientes frente à crise sanitária, a companhia desenvolveu planos de mitigação, respeitando as particularidades das operações. A iniciativa incluiu a contratação de quadro adicional para manter a reposição imediata dos colaboradores que integraram grupos de risco e a intensificação da limpeza das unidades. Além disso, a companhia desenvolveu e apoiou ações em conjunto com os clientes.

Fornecedores

O respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e aos padrões trabalhistas e de saúde e segurança são premissas fundamentais na relação da JSL com os parceiros de negócios. No fim de 2020, eram 7.455 empresas fornecedoras, cujos contratos envolveram recursos de R$ 1,05 bilhão, com preferência por empresas locais.

Gestão social

Para a convivência harmônica e para contribuir com o desenvolvimento do entorno das operações, a JSL mantém políticas corporativas que cobrem os temas de impacto nas comunidades e investimento social. A Política de Sustentabilidade, aprovada em 2020, descreve as práticas para mitigação de impactos sociais.

Compromissos

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• GHG Protocol: Em 2019, tornou-se membro do Programa GHG Protocol como Grupo JSL (Ciclo 2020). Essa ferramenta é utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE. O inventário está disponível a nível público, reforçando a transparência das emissões. Para o ano de 2020, o inventário de emissões continuará seguindo o método do PBGHG e será publicado no Registro Público de Emissões.
• Movimento Mulher 360: A companhia se associou em 2019 ao Movimento Mulher 360, que visa contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira por meio do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e práticas empresariais, bem como do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral.
• Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção: A JSL é signatária do pacto, do Instituto Ethos, desde 2018, além de participar do Grupo de Trabalho de Integridade da organização.
• Pacto Global: Desde 2020, a JSL está comprometida com a iniciativa de responsabilidade corporativa do Pacto Global da ONU e seus princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
• Programa Na Mão Certa: Desde 2007, a JSL é signatária do Programa Na Mão Certa, que visa à união de esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. e
• Instituto Liberta: A companhia é parceira do Instituto Liberta, que tem como missão o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil

Capital natural

Meio ambiente

A JSL busca continuamente promover o uso racional de combustível e a renovação de sua frota, com o objetivo de mitigar um dos principais impactos de sua operação: a emissão de Gases do Efeito Estufa. A empresa desenvolveu um Programa de Gestão de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e atua para contribuir com a meta, de todas as controladas da SIMPAR, de, em 10 anos (até 2030), reduzir em 15% as emissões de GEE.

Capital financeiro

Resultados econômico-financeiros

Em 2020, o mundo atravessou um cenário de crise sanitária devido à pandemia da Covid-19 e, no Brasil, não foi diferente. O setor logístico sofreu uma redução dos volumes transportados, com reflexos parciais na receita da JSL. Contudo, os resultados demonstram resiliência da empresa e o início da retomada da economia no setor de logística.

Lucro Líquido

A JSL apresentou Lucro Líquido de R$ 41,0 milhões em 2020, 45,1% superior ao ano anterior.

Investimentos

O Investimento Bruto da JSL totalizou R$ 327,7 milhões, sendo R$310,7 milhões em expansão e R$17,1 milhões em renovação. Já o Investimento Líquido, após a venda de ativos, foi de R$154,0 milhões.

Sobre este relatório

Transparência

Este é o primeiro Relatório Anual publicado pela JSL após a reorganização societária que transformou a companhia em subsidiária da SIMPAR, com gestão independente. Com a publicação, a empresa busca prestar contas aos stakeholders de sua estratégia de negócios e das ações para o alcance dos objetivos e, para isso, o documento foi elaborado em conformidade com:

• Normas GRI (Global Reporting Initiative).
• Princípios do Conselho Internacional para Relato Integrado (International Integrated Reporting Council – IIRC).
• Recomendações de divulgação do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).
• Dados do Carbon Disclosure Program (CDP).

Materialidade

Clique aqui para ver os temas materiais e compreender a abrangência e o limite de cada um, bem como sua correlação com as principais agendas globais de sustentatibilidade.

Faça o download do Relatório Anual Integrado completo

Relatório Anual Integrado 2020

English version

Mensagem da Administração

Em 2020 concluímos nossa reestruturação societária e a JSL deixou de exercer o papel de holding para se tornar uma companhia exclusivamente operacional com o maior e mais integrado portfólio de serviços logísticos do Brasil. Em meio às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mantivemos o foco em nossa estratégia de geração de valor sustentável aos acionistas, à sociedade e ao mercado em geral sem perder de vista a saúde e o bem-estar de nossos colaboradores e da sociedade.

Leia a mensagem completa

Identidade

Sobre a JSL

A JSL é líder nacional em serviços logísticos rodoviários – em especial transporte de cargas e gestão de cadeias logísticas –, prestando serviços para empresas dos principais setores econômicos. No Brasil, mantém mais de 200 filiais, em 19 estados, além de 19 centros de distribuição. Está presente ainda na Argentina, no Chile, no Uruguai e no Paraguai. Em 2020, após a reestruturação societária, a JSL ingressou em um novo ciclo de crescimento. O movimento conferiu à empresa melhor posicionamento estratégico ao passar a atuar com administração dedicada, orçamento independente, maior agilidade e foco exclusivo em seu campo de atuação.

Perfil completo da JSL

Direcionadores

Negócio

Soluções e serviços de integração industrial e social.

Missão

Oferecer serviços e soluções logísticas, com gente comprometida, criando valor para clientes e acionistas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades onde atua.

Visão

Manter-se como operador logístico líder de mercado, com a maior oferta de serviços e soluções inovadoras, reconhecida pela sua qualidade alinhados às necessidades dos clientes. Ser reconhecido pela profissionalização de sua gestão. Tornar-se referência na utilização e comercialização de ativos.

Valores

Cliente

Entender para atender, assegurando o contínuo relacionamento.

Gente

Faz a diferença em nosso negócio.

Trabalho

Nada se constrói sem ele.

Simplicidade

Objetividade nas ações, garantindo agilidade.

Lucro

Indispensável ao crescimento e perpetuação.

Produtos e Serviços

Transporte de cargas

• Rede com mais de 100.000 caminhoneiros terceiros e agregados

• Tecnologia que integra os clientes da JSL aos caminhoneiros e aos clientes dos clientes.

Distribuição urbana

• Distribuição na última milha com abastecimento dos pontos de vendas e gestão de retorno.

• Operação de carga seca, refrigerada ou congelada com controle de temperatura on-line.

• Saídas e retornos de/para armazéns operados ou não pela JSL ou direto da indústria para o varejo.

Operações logísticas dedicadas

• Operações em circuito fechado como parte do processo produtivo do cliente.

• Alto nível de especialização e customização.

• Alto grau de integração tecnológica e monitoramento.

Serviços de armazenagem

• Gestão de 137.000 m² de armazéns dedicados e multicliente.

• Recebimento, armazenamento, sequenciamento e abastecimento de linha de produção.

• Fornecimento de embalagens e embaladores.

• Sistemas de vendas do cliente conectados à JSL para entrega em até 24 horas.

Destaques 2020

• Com reorganização societária, a JSL passa a ser exclusivamente uma empresa operacional de serviços logísticos, com agenda própria de desenvolvimento.

• Realização de Oferta Pública Inicial (IPO) na bolsa de valores brasileira, a B3.

• Aquisição de 75% de participação no capital da Fadel.

• Aquisição de 100% da empresa Transmoreno.

Criação de Valor

Estratégia e modelo de gestão

A JSL se mantém atenta às oportunidades de expansão e traça objetivos e metas para um horizonte de três anos.

As diretrizes em andamento são:

Ampliação da gama de serviços nos clientes ativos – Potencializar oportunidades de cross-selling, ampliando a prestação de serviços com soluções inovadoras sob medida.

Expansão e diversificação da carteira de clientes – Oferecer soluções inovadoras de serviços logísticos, tanto para novas empresas quanto para setores ainda pouco explorados.

Customização de serviços – Estar a serviço do cliente, com foco na maior produtividade e na otimização de processos.

Aumento do valor agregado dos serviços – Maximizar o retorno sobre o capital investido ao adicionar novos serviços com o mesmo nível de ativos, ou mesmo com pouca necessidade de investimento para reposição de ativos para expansão da operação, o que aumenta o valor agregado do contrato com potencial de gerar mais receita.

Introdução de serviços no portfólio atual – Desenvolver novos projetos que integrem o portfólio existente, aumentando a integração logística.

Diversificação setorial – Ampliar a oportunidade de crescimento sustentável e mitigar possíveis riscos, mas sem gerar dependência de qualquer setor específico.

Aceleração do crescimento por meio de aquisições estratégicas – Ampliar a participação em segmentos e regiões geográficas estratégicas, com novas possibilidades de cross-selling, adicionalmente ao crescimento orgânico.

Sustentabilidade – Promover a incorporação da sustentabilidade na estratégia, nas tomadas de decisões e no propósito da empresa, priorizando a maximização de impactos socioambientais positivos.

Saiba mais sobre a gestão e a governança corporativa

Modelo de negócios

Capital como insumo

Capital financeiro

R$ 3.387 milhões de Receita Bruta

• Investimento Bruto de R$ 327,7 milhões, sendo R$ 310,7 milhões em expansão e R$ 17,1 milhões em renovação

Capital natural

3.831.527,08 GJ de combustíveis utilizados

12,26 ML de água consumidos

• Programa de Gestão de Emissões

• Programa de reciclagem e destinação de resíduos

Capital manufaturado

1.446 veículos pesados

19 centros de distribuição no Brasil

• Mais de 200 filiais em 19 estados brasileiros

Capital humano

13.613 funcionários diretos (18,5 mil se somados os colaboradores da Fadel e da Transmoreno)

• Cerca de 2 mil motoristas agregados e mais de 10 mil motoristas terceiros

• Programa Ligado em Você

Capital social

• Clientes nos mais diversos setores econômicos

• Instituto Julio Simões

• Programa na Mão Certa

Geração de valor

Valor econômico

R$ 41,0 milhões de lucro líquido

R$ 15.430.000,00 de retorno aos acionistas

12,7% de valorização do custo unitário da ação (entre 2019 e 2020)

Valor ambiental

1,07 ML de água economizados por ano devido a ações de ecoeficiência

Valor social

+100 gerentes com média de 10 anos de empresa

43 mil horas de treinamento e capacitação de colaboradores

• Soluções integradas e flexíveis para cada cliente (+700 clientes com relacionamento de longo prazo)

• 10 maiores clientes fazem parte da carteira há mais de 25 anos.

R$ 5,1 milhões em doações para ações de combate à Covid-19

• Desenvolvimento da frota nacional e mais segurança nas estradas (frota com idade média de 3,57 anos)

Capital Manufaturado

Alinhada à sua estratégia de expansão, em novembro a JSL adquiriu 75% do capital social da Fadel, empresa que atua no setor de transporte de bebidas, alimentos, bens de consumo e comércio eletrônico. Outra aquisição, ocorrida em outubro, foi a integridade do capital da Transmoreno, companhia do segmento de transporte de veículos novos sobre carretas do tipo “cegonhas” e prestação de serviços de logística no setor automotivo.

Transporte rodoviário de cargas

Com uma frota de veículos moderna e diversificada, a JSL presta serviços para diversos segmentos, em todas as regiões do Brasil. Todos os processos operacionais envolvidos no serviço são minuciosamente monitorados para segurança dos clientes, da JSL e dos clientes dos clientes. No segmento, a JSL possui uma rede com mais de 100 mil caminhoneiros terceiros e agregados.

Logística interna

A JSL coloca à disposição dos clientes a gestão completa das atividades relacionadas a recebimento, armazenagem, controle de estoques e expedição dentro dos clientes. A experiência de anos nesse segmento traz assertividade na elaboração dos projetos, seleciona os equipamentos mais adequados, analisando os melhores investimentos e os custos operacionais envolvidos.

Serviços de armazém

A JSL possui nove armazéns e detém capacidade para estruturar uma operação do zero e completamente personalizada em menos de 60 dias. Outro diferencial é a manutenção de armazéns multiclientes, equipados com tecnologia própria de controle de mercadorias e equipe especializada, o que torna o modelo mais competitivo e atraente. Tanto no que se refere à Logística Interna como ao Serviço de armazenagem, há a expectativa de diversificação, estendendo ao mercado externo as operações que hoje estão restritas ao mercado interno.

Distribuição urbana

Por meio de uma ágil rede de distribuição urbana, a JSL atende vários segmentos, utilizando os próprios armazéns ou de terceiros localizados em todas as regiões do Brasil. A empresa utiliza ativos específicos de acordo com a necessidade dos clientes. Além disso, a escala das operações permite contar com mais de 40 filiais de transportes para cross-docking e compartilhamento de carga dos clientes, visando à redução de custos.

Logística de commodities

Com 100% dos serviços customizados no segmento de logística de commodities, a empresa atua em processos de abastecimento, carregamento e movimentação interna de matéria-prima. Para alcançar ganhos de produção e permitir que os clientes mantenham o foco no próprio negócio, a companhia conta com profissionais qualificados, que dimensionam os equipamentos ideais a cada operação, obtendo, assim, maior produtividade.

Fretamento

A JSL realiza o transporte dos colaboradores de empresas utilizando ônibus, micro-ônibus ou vans, de acordo com o cliente. Os itinerários são elaborados com base nos melhores roteiros, e o embarque e desembarque dos passageiros é controlado remotamente (on-line). A segurança, de pessoas e ativos, é foco de atenção da companhia, que investe em treinamentos e na reciclagem de motoristas e tem como política a manutenção para a conservação dos veículos, programando a frota para trocas de pneus e revisões corretivas e preventivas.

Saiba mais sobre o desempenho operacional da JSL

Capital humano

Público interno

Na JSL o capital humano está em primeiro lugar e é um grande diferencial. O time de jovens talentos e experientes gestores assegura a cultura organizacional da companhia, que tem como desafio crescer mantendo o respeito ao indivíduo e, mais importante, sem perder a simplicidade de ouvir e acolher as pessoas, compromissos que marcam a atuação da empresa há mais de 64 anos.

Número de colaboradores por gênero¹

1. Não contempla o quadro da Fadel e da Transmoreno.
2018 2019 2020
Homens 13.178 12.060 11.993
Mulheres 1.678 1.664 1.620
Total 14.856 13.724 13.613

Segurança ocupacional

A JSL busca o engajamento de todos no compromisso de “zero acidente”, investindo em treinamentos e tecnologias. A companhia procura ainda aperfeiçoar e monitorar todos os processos para garantir a integridade física dos colaboradores. Há também o monitoramento de riscos de saúde de motoristas nos curto e longo prazos por meio de exames periódicos anuais, avaliação com clínico geral e nutricionista.

Sistema de Gestão

A JSL mantém Sistema de Gestão composto por medidas que visam à melhoria contínua e do bem-estar físico, social e mental, de forma a garantir a segurança e a conformidade com a legislação sobre transporte.

● Procedimento para aplicação de bafômetro.

● Identificação de perigos e avaliação de riscos.

● Processo de comunicação e investigação de incidentes/acidentes.

● Legislação sobre transporte de produtos perigosos.

● Segurança para trabalhos em altura.

● Segurança para trabalhos em espaço confinado.

● Diretriz estabelecida e realização de auditorias comportamentais.

● Programa de prevenção do uso indevido de álcool.

● Direito de recusa.

Saiba mais sobre a gestão de pessoas na JSL

Capital social e de relacionamento

Clientes

O slogan “Entender para atender” expressa o compromisso da JSL de avaliar criteriosamente as demandas para oferecer serviços de qualidade.

Assim, o que move a JSL é:

• Entender a real necessidade do cliente para oferecer soluções técnicas e comerciais alinhadas às demandas;

• Cumprir regras e acordos pré-estabelecidos em propostas durante a prestação de serviços, com qualidade, segurança e agilidade;

• Buscar praticidade e agilidade na devolutiva das demandas, garantindo o bom relacionamento;

• Buscar soluções de melhorias operacionais que resultem em ganhos técnicos e comerciais, dividindo esses entre as partes envolvidas;

• Manter a qualidade das informações relevantes durante o atendimento ao cliente;

• Atingir os KPIs e performance pré-estabelecidos, o que resultará na perpetuação da parceria.

Compromisso com clientes

Em 2020, visando ao bem-estar dos clientes frente à crise sanitária, a companhia desenvolveu planos de mitigação, respeitando as particularidades das operações. A iniciativa incluiu a contratação de quadro adicional para manter a reposição imediata dos colaboradores que integraram grupos de risco e a intensificação da limpeza das unidades. Além disso, a companhia desenvolveu e apoiou ações em conjunto com os clientes.

Conheça as iniciativas de valorização de clientes da JSL

Fornecedores

O respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e aos padrões trabalhistas e de saúde e segurança são premissas fundamentais na relação da JSL com os parceiros de negócios. No fim de 2020, eram 7.455 empresas fornecedoras, cujos contratos envolveram recursos de R$ 1,05 bilhão, com preferência por empresas locais.

Saiba mais sobre a cadeia produtiva da JSL

Gestão social

Para a convivência harmônica e para contribuir com o desenvolvimento do entorno das operações, a JSL mantém políticas corporativas que cobrem os temas de impacto nas comunidades e investimento social. A Política de Sustentabilidade, aprovada em 2020, descreve as práticas para mitigação de impactos sociais.

Conheça as iniciativas de desenvolvimento social da JSL

Compromissos

GHG Protocol: Em 2019, tornou-se membro do Programa GHG Protocol como Grupo JSL (Ciclo 2020). Essa ferramenta é utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE. O inventário está disponível a nível público, reforçando a transparência das emissões. Para o ano de 2020, o inventário de emissões continuará seguindo o método do PBGHG e será publicado no Registro Público de Emissões.

Movimento Mulher 360: A companhia se associou em 2019 ao Movimento Mulher 360, que visa contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira por meio do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e práticas empresariais, bem como do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral.

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção: A JSL é signatária do pacto, do Instituto Ethos, desde 2018, além de participar do Grupo de Trabalho de Integridade da organização.

Pacto Global: Desde 2020, a JSL está comprometida com a iniciativa de responsabilidade corporativa do Pacto Global da ONU e seus princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Programa Na Mão Certa: Desde 2007, a JSL é signatária do Programa Na Mão Certa, que visa à união de esforços para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Instituto Liberta: A companhia é parceira do Instituto Liberta, que tem como missão o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil

Capital natural

Meio ambiente

A JSL busca continuamente promover o uso racional de combustível e a renovação de sua frota, com o objetivo de mitigar um dos principais impactos de sua operação: a emissão de Gases do Efeito Estufa. A empresa desenvolveu um Programa de Gestão de Emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e atua para contribuir com a meta, de todas as controladas da SIMPAR, de, em 10 anos (até 2030), reduzir em 15% as emissões de GEE.

Confira as iniciativas de preservação ambiental da JSL

Capital financeiro

Resultados econômico-financeiros

Em 2020, o mundo atravessou um cenário de crise sanitária devido à pandemia da Covid-19 e, no Brasil, não foi diferente. O setor logístico sofreu uma redução dos volumes transportados, com reflexos parciais na receita da JSL. Contudo, os resultados demonstram resiliência da empresa e o início da retomada da economia no setor de logística.

Lucro Líquido

A JSL apresentou Lucro Líquido de R$ 41,0 milhões em 2020, 45,1% superior ao ano anterior.

Investimentos

O Investimento Bruto da JSL totalizou R$ 327,7 milhões, sendo R$310,7 milhões em expansão e R$17,1 milhões em renovação. Já o Investimento Líquido, após a venda de ativos, foi de R$154,0 milhões.

Saiba mais sobre o desempenho financeiro da JSL em 2020

Sobre este relatório

Transparência

Este é o primeiro Relatório Anual publicado pela JSL após a reorganização societária que transformou a companhia em subsidiária da SIMPAR, com gestão independente. Com a publicação, a empresa busca prestar contas aos stakeholders de sua estratégia de negócios e das ações para o alcance dos objetivos e, para isso, o documento foi elaborado em conformidade com:

• Normas GRI (Global Reporting Initiative).
• Princípios do Conselho Internacional para Relato Integrado (International Integrated Reporting Council – IIRC).
• Recomendações de divulgação do Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).
• Dados do Carbon Disclosure Program (CDP).

MATERIALIDADE

Clique nos temas e veja mais!

  • ODS: 3 e 8

    Diretores,
    clientes,
    colaboradores,
    membros do Comitê de Sustentabilidade e entidades setoriais
  • ODS: 3, 7, 12, 13, 14 e 15

    Diretores,
    clientes,
    membros do Comitê de Sustentabilidade e entidades setoriais
  • ODS: 12

    Diretores,
    membros do Comitê de Sustentabilidade e entidades setoriais
  • ODS: 16

    Clientes,
    comunidades,
    fornecedores e outros (instituição financeira, investidores, motoristas agregados e mídia)
  • ODS: 1 e 2

    Diretores,
    clientes,
    comunidades,
    membros do Comitê de Sustentabilidade e entidades setoriais
  • ODS: 4, 5, 8 e 10

    Diretores,
    colaboradores,
    comunidades e membros do Comitê de Sustentabilidade
  • ODS: 3, 8 e 10

    Diretores,
    entidades setoriais e outros (instituição financeira, investidores, motoristas agregados e mídia)
  • ODS: 8, 9 e 12

    Diretores,
    colaboradores,
    entidades setoriais,
    fornecedores e outros (instituição financeira, investidores, motoristas agregados e mídia)
  • ODS: 9

    Diretores,
    colaboradores,
    entidade setoriais,
    fornecedores e outros (instituição financeira, investidores, motoristas agregados e mídia)

*Temas transversais

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