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Qual a vantagem de agregar cavalinho mecânico?

Autor: - 15 de ago de 2022

Conheça o agregamento de um dos veículos mais vendidos do Brasil

Quem quer garantir mais oportunidades de frete e deseja aumentar a lucratividade, o agregamento de caminhões é uma ótima opção. Trata-se de uma excelente alternativa tanto para autônomos quanto para proprietários de pequenas empresas de transporte. 

O motorista agregado é aquele que possui um caminhão e mantém um acordo de trabalho fixo para transportadoras maiores. Cada transportadora define suas regras e, embora não tenha vínculo empregatício, o motorista deve estar atento às cláusulas do contrato celebrado.  

Além disso, é importante pesquisar sobre a reputação da empresa e sua carteira de clientes. As condições de agregamento são variáveis, mas todas buscam oferecer um serviço de qualidade. Por isso, procuram os melhores motoristas do mercado para se aliarem. 

Hoje, vamos falar um pouco sobre o cavalo mecânico e as vantagens de se agregar este que é um dos veículos mais vendidos do país segundo a Fenabrave. Mas, antes de começar, vamos explicar um pouco sobre esse potencial agregado.

O que é um cavalo mecânico?

Foto: PAS Brasil

O cavalo mecânico é composto por cabine, motor e rodas de tração. Ele serve para tracionar carretas, podendo ser engatado em vários tipos de reboques. 

Diferenciados pelo número de eixos, os cavalos mecânicos podem pertencer às seguintes categorias:

Cavalo mecânico ou caminhão extra pesado

O cavalo mecânico conta com cabine, motor e rodas de tração simples (duas rodas). Geralmente, é utilizado por:

  • Carreta 2 eixos, que ficam a cargo do semi-reboque, e tem 18,15 metros de comprimento e comporta 33 toneladas no máximo;
  • Carreta 3 eixos, que também ficam a cargo do semi-reboque, e igualmente apresenta 18,15 metros de comprimento, suportando um peso maior, equivalente a 41,5 toneladas.

Cavalo mecânico trucado ou LS

Os cavalos mecânicos trucados comportam um peso consideravelmente maior. Ele pode ser utilizado em:

  • Carreta cavalo trucado, que transporta até 45 toneladas sobre três eixos associados ao semi-reboque;
  • Bitrem (treminhão), que também comporta 45 toneladas, porém sobre sete eixos;
  • Rodotrem, que é capaz de transportar até 74 toneladas sobre dois semi-reboques e nove eixos;
  • Tritrem, que é usado somente para o transporte florestal e carrega até 74 toneladas, sendo semelhante ao bitrem, apenas com uma quinta roda e um módulo de carga a mais;
  • Tetraminhão e pentaminhão, que geralmente são usados no transporte de cana-de-açúcar, apresentando quatro e cinco semi-reboques respectivamente.

Vantagens de se agregar o cavalinho mecânico

Via de regra, motoristas de caminhão prezam por sua autonomia e possibilidade de ampliar sua renda. Se você tem esse perfil e deseja se comprometer com uma transportadora, vai gostar das vantagens de se agregar seu cavalo mecânico:

  • Melhor previsibilidade de ganhos;
  • Aumento dos rendimentos
  • Fretes recorrentes 
  • Autonomia garantida

O que é necessário para agregar o cavalo mecânico?

As transportadoras procuram bons profissionais que tenham veículos em condições capazes de cumprir com o serviço e manter seu renome no mercado. Do motorista, é necessário que se apresente a seguinte documentação:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Registro Geral (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência (pode ser uma conta de luz, água ou telefone no nome do motorista);
  • Registro Nacional de Transportadores de Cargas (RNTRC);
  • Conta bancária para o pagamento dos fretes;
  • Cópia do contrato social, comprovante de endereço e conta PJ — no caso de ter uma empresa.

Além disso, o motorista que deseja ser agregado precisa da aprovação de gerenciadoras de risco. Essas gerenciadoras verificam os antecedentes criminais e a situação fiscal do profissional. 

Muito embora seja proibido pela legislação, algumas transportadoras buscam saber se o motorista possui restrições em órgão de crédito. Um diferencial é a apresentação de certificados e cursos, como o Transportador Autônomo de Cargas (TAC), treinamentos de direção defensiva e de economia de pneus. 

Para se manterem competitivas no mercado, as transportadoras se preocupam com a imagem que seus clientes têm delas. Afinal, manter um cliente fidelizado é menos custoso do que investir na captação de um novo cliente. Por isso, elas avaliam o comportamento e a postura do motorista que as representam. Capacidade de lidar com adversidades e boa comunicação são essenciais para motoristas que querem ingressar nessa modalidade de trabalho.

Já do cavalo mecânico, espera-se que ele:

  • Esteja em bom estado de conservação;
  • Conte com um seguro para transporte;
  • Tenha rastreador de veículo.

 

Agora que já entendeu as vantagens de se agregar o cavalinho mecânico na logística, sabia que você também pode ser um profissional agregado da JSL

Com mais de 66 anos de experiência consolidada no segmento logístico, a JSL é líder no setor rodoviário. E isso é possível graças ao trabalho sério realizado por nossa equipe e o reconhecimento da importância de nossos motoristas agregados. Por isso, mantemos o compromisso de oferecer 70% de frete adiantado, manutenção de carretas e pneus, além de segurança e monitoramento 24 horas.

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