Seja bem-vindo(A) WELCOME

CARGAS REFRIGERADAS: ENTENDA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA O SEU TRANSPORTE

Autor: ricardo - 30 de out de 2022

Sabe-se que, em geral, há diversos tipos de cargas. Dentre eles, encontram-se as cargas refrigeradas que precisam de cuidados específicos para que possam chegar ao destino da melhor forma possível. Pensando em mostrar mais sobre esse segmento e também ajudar que você entenda os cuidados necessários para o seu transporte, nós, da JSL, trouxemos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura! 

QUAIS TIPOS DE CARGA PRECISAM DE TRANSPORTE REFRIGERADO 

A distância desse tipo de carga deve ser reduzida para que a qualidade não sofra alteração. As categorias de mercadorias que requerem refrigeração incluem produtos perecíveis – frutas, carnes, laticínios, remédios e alimentos congelados em geral.  

COMO É UM CAMINHÃO REFRIGERADO 

É de conhecimento que a Vigilância Sanitária tem um importante papel de definição desse tipo de transporte. Alinhada à ela, a NBR 14701/2001, que segue em vigor desde então, estabelece os critérios para o transporte de mercadorias refrigeradas, além dos requisitos de inspeção.  

A norma regula a importância de todo o processo, como as temperaturas ideais e as condições de transporte. Portanto, é importante avaliar o padrão antes de iniciar o transporte refrigerado. Inclusive para evitar danos ao produto e problemas justamente com a inspeção na estrada, que colocam em risco o seu trabalho. 

Um sistema de resfriamento do baú de um caminhão refrigerado é semelhante a um ar condicionado do tipo split, pois o evaporador está dentro e funciona com ar frio, e o condensador (onde estão o compressor e o condensador) está do lado de fora, que funciona com líquido e sopra o ar quente para fora. Vale complementar que, para esse sistema funcionar, o compressor deve estar sempre em movimento, bombeando líquido. 

HÁ DIFERENÇA ENTRE CARGAS CONGELADAS E REFRIGERADAS? 

A diferença entre as cargas congeladas e as refrigeradas encontra-se, na realidade, em seu processo para a conservação do produto. A refrigeração é o principal recurso contra a deterioração dos alimentos que, se insuficiente ou irregular, pode causar problemas na qualidade da carga, até mesmo a perda deles.  

Os métodos mais eficazes para conservar perecíveis são a refrigeração e o congelamento. Portanto, ao comprar o produto, certifique-se de que esteja devidamente refrigerado e em boas condições. 

Dentre os cuidados a serem tomados com as cargas refrigeradas estão: 

Embalagem  

O acondicionamento adequado é essencial para a perfeita conservação dos produtos, o que requer uma revisão completa desse aspecto.  

Meios de transporte  

A inspeção dos meios de transporte deve ser atualizada, bem como a manutenção e limpeza regulares. Excelentes veículos e equipamentos garantem um transporte eficiente e de alta qualidade.  

Rotas  

As rotas devem ser planejadas de forma que os riscos e a possibilidade de complicações sejam minimizados ao longo do percurso, o que garante a qualidade do serviço e transporte de mercadorias. 

Já que falamos sobre a rota, é válido ressaltar que há toda uma logística necessária para o transporte das cargas refrigeradas. A JSL é uma empresa referência em transporte de cargas refrigeradas. Continue conosco para saber mais! 

COMO A JSL ORGANIZA A LOGÍSTICA NECESSÁRIA PARA AS CARGAS REFRIGERADAS  

Como funciona?  

Na JSL , todo o trabalho começa antes mesmo do caminhão ser carregado. Há um checklist interno que revisa as condições de carregamento como, por exemplo, se existe combustível no Termoquim. Não sabe o que isso significa, sem problemas, nós te explicamos! 

Termoquim 

Em todos os tipos de instalações de refrigeração, móveis e fixas, o poliuretano expandido é o melhor isolante térmico devido à sua estrutura microcelular. É um material de espuma rígida que é comercializado em densidades de 35 kg/m³ a 1000 kg/m³. 

Em algumas das nossas operações, além do transporte da carga, realizamos a armazenagem em docas climatizadas, de acordo com a necessidade de cada cliente. 

Como contratar?  

A empresa interessada entra em contato conosco com uma previsão de volume. Assim, é possível contabilizar o transporte necessário. Os tipos de cargas refrigeradas mais comuns que trabalhamos são os chocolates, laticínios e os sorvetes. 

Agora que você já entendeu os cuidados necessários para o transporte de cargas refrigeradas, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais. Aproveite e assine a nossa newsletter para estar sempre por dentro das novidades da maior empresa do ramo logístico do Brasil! 

Equipe JSL 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMB Digital JSL S.A. © 2023 | Todos os direitos reservados Termos e Condições