Seja bem-vindo(A) WELCOME

CARNAVAL E LOGÍSTICA: ENTENDA ESSA PARCERIA

Autor: ricardo - 28 de fev de 2023

A logística tem papel preponderante nas festividades de carnaval e é grande aliada para o seu sucesso; saiba mais com a JSL! 

O carnaval e a logística têm tudo em comum e para que você entenda essa parceira é necessário contar um pouco mais sobre o mecanismo da ocasião.  

No setor de logística, as empresas devem se preparar para entregar ou receber  produtos e serviços no prazo para garantir que tudo corra bem. As vendas de muitos desses serviços aumentam significativamente durante o carnaval, como bebidas, principalmente cerveja e água, além de alimentos, acessórios, combustível, roupas típicas como fantasias e diversos outros produtos.  

Em relação aos serviços, são aeroportos, rodoviárias, estradas, hotéis, restaurantes, shopping centers, estacionamentos e muito mais que devem ser preparados com antecedência para evitar confusão e falta de produtos.  

É importante que as cidades preparem estruturas temporárias como banheiros químicos, delegacias, quartéis de bombeiros e postos de saúde para receber as festas. Além da logística em si, quando há festa de rua, onde a geração de lixo e entulhos é maior, o que exige reforço na coleta de lixo. 

Pensando nisso, nós, da JSL, apresentamos o artigo abaixo. Nele, como funciona e qual a importância de ter uma logística organizada no feriado. Acompanhe conosco e boa leitura! 

Dizem que o ano só começa depois do carnaval. Alguns concordam, outros discordam. Mas o certo é que o brasileiro anseia pelas férias (prolongadas em muitos lugares). Quer você caminhe pelas ruas, curta a  praia ou até mesmo fuja da multidão, uma coisa é certa: a logística por trás do carnaval é sempre assertiva! 

Dada a crescente demanda por produtos que acompanham o carnaval, o planejamento deve começar com vários meses de antecedência. Com base nos anos anteriores, é necessário recolher o que é necessário para as férias. Portanto, o primeiro passo é fazer o inventário.  

A produção de produtos e a previsão de vendas devem ser consistentes para que os produtos não se esgotem, ocorram menos vendas, e esta é uma oportunidade para  marcas concorrentes. Um bom planejamento logístico é fundamental para alcançar resultados, aumentar o faturamento e entregar no prazo um produto ou serviço a distribuidores, fornecedores, pontos de venda e consumidores finais. 

Colocando o planejamento nos moldes de uma escola de samba, temos a seguinte questão:[Quebra da Disposição de Texto][Quebra da Disposição de Texto]O carnaval mal acabou e enquanto uma escola comemora o título, outras se arrependem e tentam identificar onde erraram. Já neste momento, todas as escolas começam a planejar um destino melhor no próximo ano. Em nossas empresas, podemos chamar de apresentar resultados e traçar estratégias para o próximo ano.   

Agora, com relação ao recrutamento e seleção, contamos o presente cenário:  

Depois de uma pausa de algumas semanas, as escolas de samba estão reabrindo suas portas para as escolas de bateria, mestre-sala e porta-bandeira, enquanto a diretoria está procurando novos membros que trarão habilidades valiosas para a escola. Sua empresa também faz isso em programas de estágio, contratação desses estagiários, cursos e treinamentos oferecidos aos colaboradores ao longo do ano. 

Em relação ao prazo, tudo deve ser preparado e entregue no Sambódromo na data combinada, e a ordem de participação no desfile também é fundamental para essa organização, pois é um local onde não podem ser feitas alterações de última hora. Por exemplo: o primeiro float deve vir antes do segundo e assim sucessivamente. A mesma situação ocorre com os contêineres no porto. Aqueles designados para o navio da manhã devem fazer fila no terminal antes do navio da noite. Na logística existe um termo muito utilizado para essa situação, inclusive na gestão de armazéns: PEPS.O primeiro a entrar é o primeiro a sair.  

O tempo é outro fator relacionado à logística. O desenvolvimento deve acontecer de forma harmoniosa, sem pressas, falhas e atrasos. O mesmo pode ser observado na logística de entrega da linha de produção. As contribuições alimentam a mentalidade de evitar gargalos para que a produção ocorra de forma harmoniosa e sem interrupções. 

Todos estão prontos para começar a festa. Nos dias seguintes, o objetivo é um só: entregar nas lojas de forma que não falte produtos. Vamos nos concentrar no design novamente. Outra coisa a se considerar durante o carnaval é a logística das ruas bloqueadas pelas festas.  

É importante saber com antecedência em quais ruas da cidade são entregues, se há festas de rua e como isso pode afetar o tempo de entrega dos pedidos, considerando o tráfego intenso. Agendar e direcionar entregas agora ficou mais fácil. GPS sempre à mão em todos os problemas de trânsito.  

Cuidado também com a troca de produtos durante a festa. As bebidas costumam ser consumidas em grandes quantidades, então se os estabelecimentos não foram organizados com antecedência, a troca desses produtos é muito comum.  

O uso de tecnologias que facilitem a logística em dias de carnaval é inevitável para  um bom resultado. Simplificar rotas com máquinas de rotas ajuda os motoristas a economizar nas rotas que escolherem.  

Quando a entrega chega, garante em tempo real a monitorização da dificuldade de implementação do percurso e, se necessário, a reorganização das viaturas de apoio para que o cliente receba a mercadoria a tempo. Corrige, transmite informações precisas e atualizadas de rastreamento e status ao remetente integrado aos sistemas do cliente.  

Passada toda a movimentação do carnaval, nada melhor do que relaxar, não é mesmo? Na realidade, não! Pouco mais de 40 dias depois, é a vez da Páscoa. Feriado, muito chocolate, delivery que podem ser assunto para um outro artigo. 

Por contarmos com o maior portfólio logístico do país, atuamos no carnaval não apenas com o transporte de mercadorias, mas também por meio dos nossos serviços de: 

Logística interna: Gerenciamos serviços integrados e customizados de recebimento, armazenagem, controle de estoques e expedição dentro das empresas; 

Armazenagem: Desenvolvemos soluções completas e otimizadas para operações que vão da armazenagem até a distribuição em áreas urbanas; 

Transporte de cargas: Possuímos uma das maiores e mais modernas frotas de veículos. Atendemos de forma personalizada em todas as regiões do Brasil. 

Aqui, nós estudamos e entendemos a necessidade de cada empresa, para que o seu cliente final fique satisfeito com toda a experiência proporcionada pela data. E para isso, na JSL temos operações específicas que cuidam desta logística,  realizando a gestão de prazos e montando equipes especializadas e experientes para o transporte. Além disso, possuímos diversos Centros de Distribuição localizados em pontos estratégicos do país, o que garante ainda mais que os produtos sejam entregues no menor tempo possível. 

A JSL entende a importância de uma logística alinhada com as festividades do carnaval. É eficiente, capacitada e equipada para garantir que toda mercadoria chegue ao seu destino, da melhor forma possível, com toda a qualidade de quem é referência no setor.   

Gostou deste conteúdo? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as tendências do mercado logístico!   

Equipe JSL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMB Digital JSL S.A. © 2023 | Todos os direitos reservados Termos e Condições