Seja bem-vindo(A) WELCOME

Como otimizar e descomplicar o processo de carga e descarga de produtos

Autor: - 30 de jul de 2022

Antes que possamos falar sobre como otimizar o processo de carga e descarga de produtos, é válido reforçar o significado do termo otimizar. Otimizar, segundo o dicionário, nada mais é que criar condições mais favoráveis para uma determinada finalidade. A finalidade em questão é o processo de carga e descarga. Pensando em ajudá-lo a descomplicar essa etapa na sua empresa, mostraremos como fazê-lo logo abaixo. Acompanhe conosco!

O processo de carga e descarga por ele mesmo

Para que os produtos sejam entregues no prazo ao destinatário, sem que haja prejuízo à sua integridade, um processo de carga e descarga é primordial. Mas não se limita a isso. A proteção de toda a equipe que vai manusear esses produtos também faz parte desse pacote. A segurança é um fator que jamais pode ser deixado de lado do início ao fim. 

A carga, também conhecida por embarque, é a etapa em que os produtos serão alocados no compartimento do veículo em que será transportado. Já a descarga, ou desembarque, é o momento em que será efetuada a retirada desses produtos assim que chegam ao destinatário.

Agora, ainda que essa atividade seja uma das mais presentes numa empresa, há maneiras de se aprimorá-la para que prazo, segurança e integridade andem de mãos dadas de ponta a ponta. Vamos a elas!

Organização

Por razões de logística, as cargas são colocadas nos veículos conforme o local de entrega de cada uma delas. Logo, há a necessidade de analisar corretamente como as embalagens serão acondicionadas. Isso melhora o aproveitamento de todo o espaço disponível e faz com que a distribuição seja segura. Observe também o que cada veículo oferece e pense nas dimensões das embalagens em que os produtos serão transportados. Considere manter um padrão para tal.

Armazenagem

Vimos que o processo de carga e descarga, resumidamente, se dá pela retirada de um produto de um local, transporte e entrega ao seu destinatário, preservando-o e também os que o transportam.

Para que os veículos sejam carregados com mais agilidade, é fundamental que o galpão em que os produtos são armazenados esteja organizado. Com isso, ganha-se tempo ao preparar o pedido na expedição. Também há a possibilidade de fazer a preparação conforme a programação para a entrega das mercadorias.

Equipe

Uma equipe constantemente treinada confere um trabalho executado sempre da melhor maneira possível. O treinamento deve fazer parte da estrutura da empresa e aplicado em todas as estruturas da organização. Em especial para o processo de carga e descarga, o foco poderá ser os equipamentos de proteção individual. Deste modo, o manuseio e a operação de equipamentos serão seguros e eficazes.

Acompanhamento

O processo de carga e descarga precisa ser ajustado conforme as características das mercadorias envolvidas. Por esse motivo, as empresas devem utilizar de forma proativa dispositivos e mecanismos de segurança para garantir que essa atividade seja realizada corretamente. 

As cargas perigosas são aquelas que podem prejudicar a segurança das pessoas, do meio ambiente ou da sociedade. Acidentes relacionados a esse tipo de produto representam alto risco para embarcadores, transportadores e destinatários. 

Portanto, faz sentido tomar precauções para minimizar os efeitos de produtos químicos, tais como explosivos, combustíveis, substâncias corrosivas, substâncias inflamáveis, ingredientes tóxicos.

Frota 

Como cada tipo de remessa pede um tipo de transporte, é válido pensar em contar com uma frota diversificada, de modo a atender cada uma delas. Por exemplo, na indústria da madeira, é comum que esse insumo seja transportado por caminhão aberto. Por outro lado, na distribuição de produtos de e-commerce, é imprescindível a utilização de compartimentos fechados e selados para evitar que os pedidos sejam expostos a  intempéries e evitar perdas.

Descomplicar o processo de carga e descarga é mais simples do que você imaginava, não é mesmo? 

Agora, se você busca soluções em logística, conte com a JSL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMB Digital JSL S.A. © 2023 | Todos os direitos reservados Termos e Condições