Era digital: A influência tecnológica no transporte de cargas
Autor: - 10 de abr de 2022
A inovação tecnológica deve estar presente no setor logístico, já que precisa acompanhar as novas tecnologias, trazendo novas soluções que proporcionem mais eficiência e rapidez nas entregas, seguindo o comportamento dos consumidores, que utilizam cada vez mais a tecnologia para consumir.
Por isso, o mercado de transporte de cargas precisa cada vez mais estar se modernizando e lidando com os desafios de infraestrutura.
De forma a acompanhar esse novo cenário, as transportadoras têm a missão de realizar uma transformação digital para que assim, a qualidade e competitividade sejam maiores e atendam às demandas atuais.
Assim, a inovação possibilitada por meio dos avanços tecnológicos nos transportes alcançam diferentes níveis, partindo da cadeia interna das empresas, como armazenamento, manipulação de mercadorias e estoque, até as atividades externas, como as próprias entregas até o destino final.
Para realizar a melhoria da logística e torná-la mais atrativa aos clientes, as transportadoras contam com o auxílio de diversas ferramentas. Conheça algumas dessas tecnologias:
Sistemas de Gerenciamento de Transportes (TMS)
A ferramenta TMS tem como objetivo controle do desempenho de cada operação envolvida no transporte, a partir de informações fornecidas por GPS em tempo real.
Esse mecanismo contribui para o gerenciamento de toda a frota de veículos e fretes, obtendo como princípio as informações integradas de custos, como o acompanhamento de funcionários, materiais de consumo, documentação, emissão de relatórios de desempenho e cálculos de valores e fretes. Proporcionando assim, mais segurança e rapidez na entrega dos pedidos.
Esse sistema permite um panorama das operações, possibilitando que o gerente e os demais envolvidos, tenham acesso a dados e informações em tempo real.
Sistemas de roteirização
O sistema de roteirização tem como função a otimização das rotas de viagens, fornecendo as melhores alternativas de caminhos e trajetos através de mapas digitais.
Utiliza informações de geolocalização, evitando que os caminhões passem por rotas e locais perigosos, desviando-os de rodovias e estradas que apresentem algum risco, que estejam muito movimentadas, mais longas ou desnecessárias, evitando gastar tempo, consumir combustível e pedágios que a empresa precisará arcar. Assim, também favorece o cálculo do frete e prazo de entrega, que, consequentemente, passam a ser menores.
Sistemas de rastreamento e monitoramento
Os sistemas de rastreamento e monitoramento funcionam a partir da instalação de módulos rastreadores via satélite em cada veículo da frota que, a partir disso, estabelece uma conexão contínua durante os deslocamentos.
Proporcionando assim, entregas mais rápidas e seguras, ganho de credibilidade e confiança perante ao consumidor, redução da ansiedade e reclamações de clientes, possibilidade de programar entregas e maior controle da empresa sobre suas mercadorias e entregas.
Tudo isso é feito por meio de um software que oferece o suporte para a análise de todas as informações fornecidas por esses rastreadores, podendo assim, acompanhar diversos aspectos do percurso, como o controle de tráfego, velocidade média e instantânea, tempo gasto nas paradas e o consumo de combustível.
Sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS)
Existem também, processos internos que são essenciais para que o processo ocorra com total sucesso, por isso, é imprescindível cuidar dos armazéns e centros de distribuição.
Com o WMS é possível administrar vários pontos de apoio da logística, como fluxos de entregas, estocagem, separação e expedição de mercadorias, localização de produtos nos armazéns e suporte logístico.
Dessa maneira, os sistemas são capazes de melhorar a agilidade na separação de mercadorias, a partir de um controle amplo e organizado dos armazéns, melhorando a qualidade e rapidez dos transportes e aumentando o nível de satisfação dos clientes que contratam os serviços da empresa.