Seja bem-vindo(A) WELCOME

MULHERES NO SETOR LOGÍSTICO – ENTENDA COMO A JSL ATUA NESSA FRENTE

Autor: ricardo - 25 de nov de 2022

O setor de logística é tradicionalmente masculino e isso não é novidade. Porém, com o passar dos anos e a igualdade, surgiu o status da mulher na logística. Como em outros setores econômicos, as mulheres do setor de transportes também têm buscado maior igualdade no mercado de trabalho: mais oportunidades, igualdade de condições salariais e reconhecimento ao longo da carreira. Embora ainda esteja longe de um cenário ideal, a participação das mulheres na logística aumentou nos últimos anos graças à mobilização social relacionada ao tema e às mudanças culturais dentro e fora das empresas. Pensando em mostrar-lhes mais sobre as mulheres no setor logístico, também ajudar que você estenda como a JSL atua nessa frente, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura! 

COMO AS MULHERES PARTICIPAM DO SETOR LOGÍSTICO 

A área de logística costumava ser predominantemente masculina. Além disso, aumentou a percepção do segmento como uma barreira muito funcional à entrada de mulheres em todas as áreas da atividade logística.  

Com uma visão mais estratégica e tática, o portão feminino de logística finalmente conquistou um espaço que há muito não era possível. Outro fator importante que contribui para o aumento do número de mulheres na logística, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que elas são maioria nas instituições de ensino superior no Brasil. Além do mais, costumam ter mais anos de estudo do que os homens.  

Embora ainda seja um setor predominantemente masculino, de acordo com um estudo realizado na última edição da Transport Logistic, o emprego de mulheres em toda a cadeia logística em grandes empresas globais teve um aumento de 20%. 

Essa vantagem já pode ser percebida na proporção de mulheres trabalhando no setor. Em 2020, o emprego de mulheres nas áreas de logística aumentou 229%, segundo estudo publicado pela plataforma de recrutamento Gupy. Isso mostra que a participação das mulheres no mercado de transportes é cada vez maior, seja em áreas estratégicas ou operacionais. 

DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MULHERES NO SETOR LOGÍSTICO  

Além da transparência na comunicação, o pouco espaço para inovação e gestão de processos foram destacados como desafios importantes. Desses desafios, a maioria das mulheres sentiu que as questões de gênero podem ter se destacado pelo menos alguns deles.  

DESIGUALDADE DE GÊNERO, ASSÉDIO & SEXISMO

Enquanto avançamos e crescemos na inserção da mulher no mercado de trabalho, ainda há muito a ser feito, como mostra o relatório “O Ciclo do Assédio Sexual no Trabalho”. 2020 da consultora de inovação social Pensu Eva com LinkedIn, que mostra que o problema do bullying ainda é muito importante no mercado de trabalho.  

De acordo com o levantamento, praticamente metade das mulheres inquiridas confirmam já ter sofrido algum tipo de assédio, O ambiente de trabalho é o espaço onde isso ocorreu em 47% dos casos apresentados. 

Nesse sentido, é importante que os gestores da empresa entendam que o assédio não é um problema individual, mas está enraizado no contexto socioeconômico, o que impacta negativamente não só na vida dos funcionários, mas também na própria empresa e na comunidade.  

AS MULHERES E A JSL 

A JSL tem foco em contribuir com o crescimento do número de mulheres no setor logístico. Respeita a diversidade, também incentiva a criação de oportunidades. Surgindo com a proposta de contribuir com elas que desejam atuar nesse mercado, foi criado o Programa “Mulheres na Direção” com o seu slogan “Lugar de Mulher é onde ela quiser”.  

O projeto, que hoje já está em sua 3ª edição, nasceu em 2021 e neste primeiro ano obteve 600 mulheres interessadas em participar. Ao todo são mais de 300 horas de treinamentos que ajudam a entender não só a parte prática, como também teorica. A JSL deseja ajudar mulheres a  tomar o rumo de suas vidas, alcançar seus objetivos e se tornarem independentes financeiramente.  

Por isso, cada vez mais o projeto se destaca em outras frentes, na primeira edição buscamos capacitar mulheres para se tornarem motoristas carreteiras, e agora também atuando na parte de operação de empilhadeiras.  

A JSL possui o maior portfólio de serviços de logística do Brasil, operando em 16 setores da economia. Presente em todos os estados brasileiros e em mais seis países, atua em todas as etapas da cadeia produtiva com tecnologia embarcada, gerando eficiência no uso dos ativos, segurança e inteligência no processo logístico de seus clientes. Fazem parte da JSL as empresas Fadel, TPC, Transmoreno, Rodomeu, Marvel e Truckpad, somando mais de 27 mil colaboradores, 84 centros de distribuição e mais de um milhão m² dedicados à armazenagem. Venha ser JSL! 

Equipe JSL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMB Digital JSL S.A. © 2023 | Todos os direitos reservados Termos e Condições