Seja bem-vindo(A) WELCOME

Autor: ricardo - 27 de jun de 2022

O programa “Você quer? Você pode!” é essencial para ajudar os jovens a desenvolverem experiências profissionais. Entenda mais! 

Criado em 2012 pelo grupo Vamos, empresa parceira da JSL, o projeto “Você quer? Você pode!” foi inspirado no grande empresário Julio Simão, visando demonstrar que, através do trabalho, é possível conquistar os seus sonhos. 

Para isso, tem como principal objetivo contribuir com o desenvolvimento social e promover uma experiência única aos jovens no início da sua jornada profissional, preparando-os para encarar desafios e contribuir para o crescimento deles e do grupo.

Por meio deste projeto, o Centro de Memória e Cultura Julio Simões consegue atender diversos estudantes da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes, cidade situada no interior do estado de São Paulo. Mas como o programa funciona?  

Como funciona o programa “Você quer? Você pode!”? 

Visitando o CMC Julio Simões, os alunos podem conhecer mais sobre a história desse grande empresário e, por meio de metodologias de aprendizagem e acompanhamento pedagógico, que trabalham o autoconhecimento, autoestima e descoberta de talentos, conseguem desenvolver muitas habilidades e competências. Além disso, o programa também explora a capacidade do jovem para oportunidades profissionais. 

Tendo uma jornada pedagógica para formação socioemocional com duração de 2 meses (60 horas), os estudantes podem realizar aulas presenciais ou online, quando possível, com a seguinte trilha de aprendizagem: 

  • 20 horas – Direitos humanos e mundo do trabalho, onde aprenderá sobre ética, protagonismo e relações interpessoais; 
  • 10 horas – Administração, onde vai aprender sobre matemática, português e informática básica; 
  • 10 horas – Comunicação, aprendendo sobre leitura, interpretação e produção textual, e imagem pessoal; 
  • 20 horas – Projeto de vida e carreira. Nesse ponto, o aluno vai entender mais sobre o que quer para o seu futuro e suas realizações pessoais e profissionais. 

Assim, com essas ações, o programa “Você quer? Você pode!” visa formar 1000 jovens em 2022, realizar a contratação de outros 558 jovens aprendizes e aumentar a empregabilidade de 442, para que tenham bastante oportunidade no mercado de trabalho. Isso é fundamental tanto para eles quanto para o município, visto que vão conseguir contribuir ainda mais com a sociedade, mas qual a importância de programas para jovens aprendizes? 

A importância de programas jovens aprendiz e do projeto você quer? Você pode! 

Os programas de jovens aprendizes contribuem muito para a formação teórica e profissional dos estudantes, como uma solução completa e rica em experiências, fundamental para jovens de 16 a 24 anos que querem uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. 

Isso contribui bastante para a sociedade como um todo, pois ajuda no desenvolvimento de municípios que estão em situação de vulnerabilidade. Além disso, com programas como “Você quer? Você Pode!”, milhares de profissionais conseguem experiência no mercado de trabalho, um dos requisitos mais importantes para abrir e aumentar as suas oportunidades. 

O projeto “Você quer? Você pode!” também realiza ações em todas as regiões do Brasil em que estão presentes as empresas do grupo SIMPAR, priorizando municípios de maior vulnerabilidade. 

Equipe JSL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMB Digital JSL S.A. © 2023 | Todos os direitos reservados Termos e Condições