Seja bem-vindo(A) WELCOME

ESG: SAIBA O QUE ISSO QUER DIZER E COMO ELA É FUNDAMENTAL PARA MERCADO LOGÍSTICO

Autor: ricardo - 15 de nov de 2022

O mercado logístico é repleto das mais diversas siglas. Dentre elas, encontra-se a ESG. Você sabe do que se trata? A sigla ESG tem sua origem no inglês “Environmental, Social and Governance”. Sua tradução é Meio Ambiente, Social e Governança. Para que você saiba o que isso quer dizer e como ela é fundamental para o mercado logístico, nós, da JSL, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura! 

A PROVENIÊNCIA DA SIGLA ESG 

A sigla ESG surgiu pela primeira vez no relatório de 2005 “Who Cares Wins” que significa “Quem se importa, ganha” publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU).  

Naquela época, 20 instituições financeiras de nove países diferentes, incluindo o Brasil, reuniram-se para desenvolver projetos e recomendações para a integração de questões ambientais, sociais e de gestão na gestão de investimentos, tratamento de valores mobiliários e pesquisas relacionadas.  

O relatório observou que levar esses fatores em consideração e fomentar o debate nos mercados financeiros criou mercados mais sustentáveis ​​e melhores resultados para a sociedade. 

FRAGMENTANDO A SIGLA ESG 

Cada letra da sigla ESG possui uma ligação direta com operações sustentáveis. Sendo assim: 

A letra E na sigla refere-se às práticas da empresa relacionadas à proteção e operações ambientais, incluindo: aquecimento climático e emissões de dióxido de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.  

A letra S, por sua vez, refere-se ao relacionamento de uma empresa com as pessoas que fazem parte de seu universo. Isso inclui questões como: satisfação do cliente, proteção e privacidade de dados, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e  leis trabalhistas.  

A letra G refere-se a medidas relacionadas com atividades comerciais. Isso diz respeito à  composição do conselho, estrutura do comitê de auditoria, atividades comerciais, honorários administrativos, relacionamento com órgãos do estado e políticos e existência de canais de denúncia. 

COMO O ESG IMPACTA NO SETOR LOGÍSTICO 

Se as atitudes relacionadas ao ESG vem sendo tomadas por incontáveis setores, pelo logístico não seria diferente. O ESG tornou-se ainda mais importante no setor de logística depois que este ganhou importância devido aos efeitos e mudanças da cadeia de consumo durante a pandemia e a adaptação digital das empresas. 

AMBIENTAL 

No Brasil, um dos maiores desafios do segmento está relacionado aos gases de efeito estufa. Isso porque a queima de combustíveis fósseis com veículos  de baixo consumo energético causa muita poluição do ar e o país está na lista  desses poluentes no mundo. Nesse cenário, a otimização da cadeia logística, que inclui soluções como a automação de processos, ajuda a reduzir a pegada de carbono e desacelerar os problemas ambientais.  

SOCIAL 

O pilar social da logística refere-se antes às obrigações das empresas para com os integrantes da cadeia de abastecimento. Portanto, é necessário que suas ações e atividades estejam essencialmente em conformidade com os princípios de direitos humanos. Dentre os demais focos, podemos exemplificar com a melhoria das condições e jornada de trabalho, a segurança garantida e valorização da diversidade em cargos gerenciais e administrativos e combate à discriminação. 

GOVERNANÇA 

A governança está relacionada ao setor logístico de duas maneiras. A primeira garantindo a  transparência, ética e responsabilidade da empresa. Por sua vez, a segunda é sobre o sistema de controle interno, práticas e procedimentos de gestão e tomada de decisão. 

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO ESG 

CUSTOS MENORES 

Com uma gestão eficaz, é possível reduzir custos por meio da melhor utilização de recursos como água, energia, papel e combustível. Logo, a empresa também reduz o desperdício e proporciona economia.  

OTIMIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE  

Com o auxílio de soluções de automação dos processos, é possível otimizar o fluxo logístico, seja ele operacional ou administrativo, em tarefas que demandam mais tempo e atenção. Como resultado, a tecnologia aumenta a produtividade do trabalho.  

FORTALECIMENTO 

A implementação do ESG proporciona comprometimento corporativo e aumenta a transparência para os investidores. Isso ocorre porque está cada vez mais claro que empresas com boas práticas superam seus concorrentes em termos de retorno de investimento e gerenciam melhor os riscos.  

COMPETITIVIDADE 

Atualmente,  uma sociedade mais crítica acompanha constantemente as empresas de perto, e ao organizar a mudança, a participação em causas e objetivos sociais e ambientais reflete diretamente na  imagem e valor da empresa no mercado. Nesse contexto, a demanda por empresas dedicadas ao desenvolvimento sustentável e às práticas ESG deve aumentar significativamente devido à mudança de atitude do consumidor. 

A JSL entende que, para atender com toda a propriedade, é preciso estar de mãos dadas com a sustentabilidade. E vai além disso! A JSL a coloca em prática em todos os aspectos da ESG. Atua, economicamente falando, de maneira justa em suas relações. Visa mitigar os impactos ambientais com a implementação das Normas Regulamentadoras e aquisição de maquinários que reduzam ao máximo a emissão de dióxido de carbono. Também busca impactar positivamente promovendo o desenvolvimento das comunidades onde atuamos por meio de programas sociais que tenham sinergia com os negócios. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do setor logístico! 

Equipe JSL 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UMB Digital JSL S.A. © 2023 | Todos os direitos reservados Termos e Condições