Seja bem-vindo(A) WELCOME

Sustentabilidade

A JSL tem como valor crescer com sustentabilidade zelando pelos recursos próprios e de seus públicos de relacionamento incluindo credores, investidores e a sociedade em geral. As dimensões Econômica, Ambiental, Social e de Governança (EASG) estão enraizadas na cultura da companhia e de suas controladas. Conheça mais:

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

É um tema urgente para todo o mundo e temos uma responsabilidade como parte da cadeia de logística que, de ponta a ponta, contribui para a queima de combustível, emissões de gases de efeito estufa e poluentes.

COMO ATUAMOS EM RELAÇÃO
À GESTÃO DE NOSSAS
EMISSÕES?

Tecnologia e Energia

Mantemos esforços voltados para o uso eficiente de energia, ações de ecoeficiência e também através da compra de energia renovável pelo mercado livre. Mantendo nossa frota com baixa idade média, com veículos modernos e eficientes.

Contabilizando

Contabilizando, gerenciando e buscando alternativas para reduzir emissões

Oportunidades

Mapeando e incorporando riscos e oportunidades sobre a mudança do clima à estratégia de negócios da companhia. Analisando cenários e estudando ações que impactem positivamente em nossas emissões

Fontes De Emissões

Analisamos nossas fontes de emissões que temos responsabilidade direta e indiretamente. Em nossos escopos 1, 2 e também monitorando as emissões de escopo 3. Buscamos entender a peculiaridade de cada uma de nossas operações

Públicos De Relacionamento

Envolvendo os demais públicos de relacionamento na discussão, engajando ações que visam a compensação de nossas emissões com a cadeia de valor.

EASG

Para implementar nossa estratégia de Sustentabilidade, contamos com uma estrutura de governança consolidada e temos atuado em programas e projetos que trazem sinergia com nossa materialidade que elenca temas relevantes considerando as expectativas de nossos stakeholders.

  • Mudanças climáticas e gestão de resíduos
  • Relacionamento com o cliente
  • Governança corporativa e conformidade
  • Impactos em comunidades e investimento social
  • Segurança e integridade das pessoas e dos ativos
  • Desenvolvimento de gente e respeito à diversidade
  • Valorização do motorista caminhoneiro
  • Desempenho econômico/financeiro e expansão dos negócios
  • Inovação Tecnológica

NOSSA FROTA DE CAMINHÕES POSSUI EM MÉDIA 3 ANOS.
POR QUE ISSO É RELEVANTE?

#

Veículos mais novos/modernos causam menor impacto no meio ambiente, mais segurança e agilidade na entrega para o cliente.

#

Frota mais nova impacta diretamente na redução de poluentes, como:

Impacto na redução de consumo de combustíveis por meio de equipamentos mais modernos, agilidade no transporte e operações mais eficientes.

Vantagens Sociais:

  • Melhorar a condição de empregabilidade para o caminhoneiro autônomo;
  • Maior segurança e redução de acidentes;
  • Melhor qualidade do ar.

Vantagens Ambientais:

  • Redução das emissões de poluentes;
  • Redução do consumo de combustível.

Vantagens Econômicas:

  • Redução de custos operacionais (combustíveis e manutenção);
  • Aumento de produtividade/qualidade dos serviços de transporte;
  • Contribuição para o desenvolvimento do país com arrecadações de impostos.

Hoje a idade máxima para os veículos dos nossos agregados é de 12 anos.

SOLUÇÕES INOVADORAS E COM FOCO NO CLIENTE

Estamos espalhados por diversos municípios do País e, com essa capilaridade, sabemos da responsabilidade e dos desafios de estarmos em conformidade com as questões ambientais nos itens mais básicos do processo, mas também buscando no mercado alternativas que solucionem pontos críticos que possam existir nas operações dos clientes e para os nossos clientes.

SEGURANÇA DAS
PESSOAS E DAS CARGAS

Para nós, o tema Segurança é inegociável e entra nas discussões como prioridade diária. Há uma participação importante da gestão na rotina operacional para garantir um ambiente saudável e seguro, zelando pela qualidade de vida dos nossos colaboradores.

Os indicadores de segurança são discutidos nas reuniões bimestrais do Comitê de Sustentabilidade, bem como os indicadores socioambientais com o Conselho de Administração. Fora dos muros da organização, temos uma atenção especial dos clientes com a segurança do nosso negócio e seguimos altos padrões de segurança exigidos por eles. No caso dos prestadores de serviços, as exigências para nivelar o padrão de segurança existem e são aplicadas por meio de políticas e treinamentos.

#

NOSSA GENTE

#

Temos muito orgulho de apresentar nossas iniciativas para quem sonha em trabalhar na JSL.

Nós concentramos nossos esforços na construção de programas inclusivos, justos e pensando, acima de qualquer coisa, na experiência dos candidatos. Bora ver!

Valorização das pessoas e respeito à diversidade

Promovendo o respeito à diversidade e valorização de nossos colaboradores temos a oportunidade de criar uma cultura cada vez mais inclusiva, transformando a JSL numa empresa que todos se sintam pertencentes e onde as diferenças são respeitadas. Entendemos que, em ambientes diversos, podemos fomentar ainda mais aspectos de inovação, competitividade e performance.

Modelo de Governança JSL

O modelo de governança da JSL é orientado pelas premissas de alta profissionalização, independência, transparência e adesão a boas práticas. Seguimos o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com regras, instâncias e processos registrados no Estatuto Social.

A estrutura decisória tem como mais alto órgão a Assembleia Geral, responsável pela deliberação dos assuntos conforme previsto em lei, com base na participação dos acionistas. Cabe ao Conselho de Administração desenhar as diretrizes estratégicas que orientam os negócios. A Diretoria é responsável pela administração direta da empresa e suas operações e a essa estrutura se somam comitês de assessoramento, que deliberam e recomendam ações ao Conselho com base em suas áreas de especialidade.

Somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos e possuímos um sólido Programa de Conformidade. Destacamos ainda nossa adesão ao Pacto Global da ONU, desde 2014, que reforça nosso compromisso comas dimensões ASG e nos orienta no direcionamento e esforços para estarmos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como forma de transparência e divulgação de nossos resultados lançamos anualmente o Relatório Integrado elaborado com bases em reconhecidas práticas globais.

Conheça mais sobre a governança corporativa aqui

Comitês

Ética e Conformidade

Assessora a liderança e os times responsáveis por controles internos, riscos e conformidade no cumprimento de normas e do Código de Conduta; acompanha ações preventivas para casos de violação e não conformidade; garante a aplicação da política anticorrupção; acompanha indicadores relacionados ao Programa de Conformidade; e sugere melhorias.

Auditoria

O órgão, não estatutário, supervisiona a qualidade e integridade dos relatórios, a aderências a normas e regulamentações e a adequação de processos de gestão de riscos e auditorias independentes.

Sustentabilidade

Assessora o Conselho de Administração em temáticas sociais, ambientais, econômicas e de governança, com um integrante do Conselho de Administração da SIMPAR, um membro da diretoria da JSL e um membro independente.

Financeiro

Comitê de caráter não deliberativo, tem por finalidade analisar as operações financeiras, recomendar ações de melhoria de gestão financeira e acompanhar a implementação dessas medidas, reportando os resultados ao Conselho de Administração na periodicidade definida por este colegiado. O comitê responde e reporta suas atividades ao Conselho de Administração, por intermédio do Coordenador do Comitê.

Tecnologia e Inovação

Avaliar cenários, recomendar decisões de investimento, estudar novos modelos de negócios e analisar oportunidades, estratégias e impactos sobre o comportamento do cliente e sobre os negócios.

Relatório Anual Integrado

Confira nossos relatórios anuais, principais resultados e os destaques de cada ano:

Annual Report

2021

Relatório Anual

2021

Annual Report

2020

Relatório Anual

2020

Annual Report

2019

Relatório Anual

2019

Annual Report

2018

Relatório Anual

2018

Annual Report

2017

Relatório Anual

2017

Annual Report

2016

Relatório Anual

2016

Annual Report

2015

Relatório Anual

2015

Relatório Anual PT/EN

2014

Relatório Anual PT/EN

2013

Relatório Anual PT/EN

2012

Relatório Anual PT/EN

2011

Relatório Anual PT/EN

2010

INICIATIVAS E COMPROMISSOS

# # # # # # # #
JSL S.A. © 2022 | Todos os direitos reservados Termos e Condições
A JSL usa cookies para melhorar a sua experiência em nosso serviços.
Ao continuar, você concorda com a utilização destes cookies. Saiba mais.